PORTFÓLIO

Dificuldade de fazer a declaração do IR? Saiba o que já está disponível para realizar o procedimento
Contribuintes compartilharam sobre a dificuldade de declarar no aplicativo e site da Receita Federal
Foto: Flickr
Embora mais de 1,5 milhão de declarações de imposto de renda tenham sido entregues até esta quarta-feira (dia 19), muitos contribuintes estão passando por dificuldades para fazer o procedimento no site e aplicativo da Receita Federal. As dificuldades foram repercutidas por internautas nas redes sociais ao longo da semana.
Muitos internautas compartilharam no X – antigo Twitter – que não estavam conseguindo fazer a declaração deste ano. Alguns compartilhavam prints no aplicativo da Receita Federal, em que só aparecem a possibilidade de enviar a retificação de dados dos anos anteriores.
“Nem no site e nem no app aparece a opção 2025. Só queria fazer logo a declaração do imposto de renda”, publicou uma das contribuintes.
Em resposta a questionamentos do EXTRA, a Receita Federal disse que as funcionalidades no site no aplicativo da Receita Federal — que incorporou neste ano o Meu Imposto de Renda — estão disponíveis somente para as declarações dos exercícios de 2019 a 2024.
“As funcionalidades para a declaração do exercício de 2025 somente serão liberadas no dia 1º de abril (no app e na página da Receita Federal)”, diz a nota do órgão.
Aqueles que desejam fazer a declaração ainda este mês pode usar o programa gerador do IR, disponível para download desde a última segunda-feira (dia 13).
Outros internautas compartilharam que não estavam conseguindo fazer a declaração pré-preenchida – modelo em que as informações são inseridas automaticamente no sistema, sem a necessidade de digitação.
“Não estou conseguindo fazer a declaração pré-preenchida do imposto de renda. Mais alguém?”, questionou um perfil no X.
A declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025 será liberada totalmente em 1º de abril. Por enquanto, essa função está disponível com dados parciais, como rendimentos e pagamentos informados por meio da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF), informações sobre atividades imobiliárias (DIMOB), declaração de Serviços Médicos e de Saúde (DMED) e Carnê-leão web.
Mesmo fornecendo parte dos dados, o recurso de pré-preenchimento foi usado em 27% das declarações apresentadas, segundo a Receita Federal. O contribuinte deve ter toda a documentação para comparar com os dados disponibilizados na declaração pré-preenchida, como explica o advogado Henrique Paslar, especializado em tributação de pessoa física.
— Mas se a pessoa já tem os documentos completos para elaboração da sua declaração, ela consegue já entregar, preencher e entregar através do programa baixado e instalado na da Receita Federal no seu do computador — esclarece.
Normalmente, nos outros anos, a declaração pré-preenchida foi disponibilizada com a data de início do período da declaração. No entanto, questões técnicas levaram ao atraso da divulgação.
Entre as novas informações a serem incorporadas estão saldos bancários, investimentos, imóveis adquiridos, doações realizadas no ano-calendário, informações sobre criptoativos, contas bancárias e ativos no exterior, além de informações de previdência.
Como baixar o programa do Imposto de Renda 2025?
Para baixar o programa do IR, o contribuinte pode acessar o site da Receita Federal e, na sequência, basta clicar na opção “Baixar o programa”.
Em seguida, uma mensagem mostra o status de instalação do programa.
No site, o declarante só precisa escolher qual sistema operacional é compatível com seu computador. O programa está disponível para download para os sistemas operacionais Windows, MacOs, Linux e a versão Multiplataforma.
Como baixar o programa do IRPF 2025 pelo celular?
A Receita Federal desativou o aplicativo Meu Imposto de Renda. Agora, quem quiser preencher a declaração pelo celular precisará baixar o aplicativo Receita Federal, disponível para Android e iOS.
Segundo o órgão, todas as funcionalidades do antigo aplicativo estarão disponíveis no novo Receita Federal, além de diversos outros serviços, como:
- Declaração do Imposto de Renda, consulta à malha fina, restituição e pagamento
- Consulta e emissão de recibos médicos (Receita Saúde)
- Emissão de comprovante de CPF e certidão negativa de pessoa física
- Consulta ao CAPEF, CNPJ e processos administrativos
- Consulta de notas fiscais de serviço e mensagens na caixa postal