PORTFÓLIO

Viseu Advogados apresenta eficácia de ChatGPT para desenvolver contratos jurídicos
Segundo o sócio Manoel Monteiro, se bem coordenada, a nova ferramenta pode facilitar e otimizar a rotina burocrática dos escritórios
Por Análise Editorial
O Chat GPT – assistente virtual inteligente no formato chatbot online com inteligência artificial desenvolvido pela OpenAI – foi testado pela equipe do Viseu Advogados, eleito Mais Admirado no anuário ANÁLISE ADVOCACIA 2022. Usando como cobaia um projeto de um dos clientes do escritório, o software gerou contratos reais, com validade jurídica na área de Direito Societário.
Na experiência do Viseu, o Chat GPT precisou de quatro coordenadas para deixar a relação harmônica entre as necessidades jurídicas do escritório e as funcionalidades da ferramenta.Manoel Monteiro, sócio do escritório, listou os quatro movimentos que a banca definiu para melhor aproveitamento da ferramenta, sendo eles:
- Precisão: elaborar perguntas de maneira precisa;
- Uso moderado de termos técnicos: para facilitar a localização de conteúdo;
- Especificidade: perguntas específicas, com cautela em interpretações ambíguas;
- Detalhamento: cada cláusula elaborada de maneira singular, em busca de respostas mais concisas.
A experiência da banca com o ChatGPT ainda é insipiente, mas atendeu as expectativas que o Viseu Advogados propôs, como a geração de um draft que economize tempo do advogado e expediente do escritório.”O resultado foi extremamente satisfatório. Entretanto, por ser uma ferramenta recente, há espaço para melhorias. Notou-se que, após o conteúdo ser gerado, é indispensável ajustes manuais que aperfeiçoem o documento, como, por exemplo, correção do gênero das partes e adequações para trazer maior contexto as cláusulas do documento”, impressionou-se Monteiro.