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Subway Money | Jogo de azar usa deepfakes de famosos para promovê-lo
Por André Lourenti Magalhães | Editado por Douglas Ciriaco
(Imagem: Reprodução)
O Subway Money é um jogo de cassino que imita a experiência do game Subway Surfers enquanto promete dinheiro fácil para os apostadores. Há um fator que difere-o de outros concorrentes: muitas propagandas do serviço são disparadas nas redes sociais usando deepfakes de famosos, ou seja, vídeos manipulados por IA que atribuem falas inexistentes às pessoas.
Vídeos que viralizaram no X (antigo Twitter) mostram famosos como a cantora Anitta e o apresentador César Tralli “promovendo” o jogo, porém é possível notar que trata-se de uma manipulação. Uma pesquisa rápida no TikTok e no Instagram exibe vídeos de pessoas que alegam faturar com o jogo e usam nomes como “Subway Money”, “Subway Pay” e “Subway Surfers que paga” — todos representam a mesma plataforma.
A realidade, por outro lado, não é tão otimista assim. Além dos vídeos falsos, existem queixas de jogadores que não conseguem sacar o dinheiro, valores altos para saque e até mesmo sites que não apresentam informações de contato.
Deepfakes são um dos grandes problemas do avanço da IA (Imagem: Nvidia/The Conversation)
O que é o Subway Money?
O Subway Money é um jogo de apostas online no qual o jogador precisa surfar em um mapa apenas com movimentos laterais, desviar de obstáculos e coletar o maior número possível de moedas. É a mesma dinâmica de Subway Surfers, icônico jogo mobile com mais de um bilhão de downloads somente na Google Play Store.
Diferentemente da versão original, que é gratuita, a adaptação que promete dinheiro exige que os usuários façam um depósito de aposta inicial, que na maioria dos sites gira em torno de R$ 25. Os apostadores são conduzidos a uma fase de testes e, em seguida, já podem jogar valendo dinheiro.
O problema é que o teste mostra um jogo mais lento, fácil de alcançar os objetivos. Quando a jogatina é para valer, a experiência fica muito mais rápida, com certo atraso nos comandos, então é muito mais difícil conseguir os objetivos. Alguns influencers tentam mostrar maneiras de burlar e deixá-lo mais lento, mas não funcionam com frequência.
É um jogo de azar?
Sim. Assim como outros nomes famosos na internet, como o jogo do tigre e o jogo do aviãozinho, a plataforma de trens pode ser classificada como um jogo de azar, que é proibido por lei no Brasil.
Isso acontece porque os resultados são influenciados pela máquina e podem não depender unicamente da ação do usuário. O software tenta fazer com que a empresa responsável lucre com as tentativas de cada cliente, e não há regulamentação para garantir suporte ao usuário no país.
Ainda que estejam relacionados, esses jogos são diferentes das apostas esportivas. As famosas “bets” são baseadas em eventos reais e estipulam cotas fixas — ou seja, o usuário já sabe quanto vai receber caso o desfecho do palpite seja positivo. O problema é que muitos sites de bets incluem jogos de azar e possuem sede fora do Brasil, o que dificulta o rastreamento.
Advogado sócio da área de Privacidade e Proteção de Dados do escritório P&B Compliance, Guilherme Braguim explica a diferença:
“Os jogos online que prometem ganhos de dinheiro ou outros benefícios são considerados jogos de azar, os quais são ilegais no Brasil. Não existem balizas ou critérios para o retorno de um investimento, estando ele totalmente ligado à ‘sorte’ ou decisões automatizadas de máquinas, que são arbitrárias e, muitas vezes, sem qualquer lógica”, define o advogado
“As apostas online, ou ‘bets’, por seu lado, são permitidas, uma vez que sua mecânica é diferente dos jogos de azar: é possível decidir apenas se um resultado será positivo ou negativo para um time e outras variáveis, havendo o retorno de um valor apostado multiplicado por um critério previamente informado. Isso quer dizer que o retorno não depende de sorte ou habilidade, mas sim de um critério objetivo”, completa Braguim.
Deepfakes
O que chamou a atenção sobre o jogo foi a forma de promovê-lo: vários vídeos com deepfakes são publicados como anúncios patrocinados em redes como Instagram e TikTok. Normalmente, a conta responsável pela publicação não tem relação direta com o jogo, mas usa links que redirecionam para uma das plataformas de cassino.
Um dos vídeos mostra o apresentador César Tralli promovendo o jogo durante um telejornal e até simula uma reportagem sobre os ganhos possíveis. Em determinado momento, a locução comenta que jogos de azar estariam legalizados no Brasil — o que é falso.
Outro vídeo que viralizou no X mostra um deepfake da cantora Anitta durante um podcast — as falas, inclusive, promovem o serviço e dizem ser uma opção melhor do que o tigrinho. Também existem vídeos com a cantora Luisa Sonza e a influenciadora Virginia Fonseca.
Subway Money dá dinheiro?
Muitos testemunhos nas redes sociais (normalmente em publicações patrocinadas) falam sobre os possíveis ganhos no Subway Money e o saque via Pix. Porém, na maioria dos casos, é difícil ganhar dinheiro e, caso isso aconteça, a plataforma dificulta as opções de saque.
Relatos encontrados em vídeos de quem testou a ferramenta e no ReclameAqui apontam que o site exige um valor mínimo de R$ 350 reais para saque e depois não entrega o montante no tempo especificado.
Não existe um site oficial para o jogo, mas sim várias versões paralelas — elas, inclusive, ocupam as vagas de resultados patrocinados ao buscar pelo Subway Money no Google. Todos eles têm um layout parecido e outros pontos em comum: exigem que o usuário faça um cadastro inicial para jogar e pertencem a empresas com sede fora no Brasil. Um deles pede até o número do CPF no momento de registro e alega que usa o dado como chave Pix na hora de enviar os pagamentos.
Site que disponibiliza o jogo usa número inexistente de telefone para contato (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)
O mesmo site não mostra informações sobre a empresa responsável e oferece um número de telefone falso no rodapé, substituído apenas por zeros.
Reclamações de falta de pagamento
O Subway Money também é um assunto presente no site ReclameAqui, que reúne queixas de usuários sobre serviços ou empresas. Não há uma empresa específica do jogo, mas a maior parte das críticas são direcionadas à página da fintech SuitPay, que pode prestar serviços a um dos sites que hospedam a experiência.
Uma das queixas, ainda não atendida pelo suporte, revela que o site exige o pagamento de uma taxa para mover a pessoa para a frente na fila de espera e agilizar o pagamento — o que não acontece.
Reclamação no ReclameAqui informa valor alto para poder sacar e taxas na fila de espera para receber o pagamento (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)
A SuitPay é avaliada como “Ruim” no ReclameAqui e comenta em alguns casos que apenas presta serviços, logo não tem informações sobre prazos e outros dados que não sejam o pagamento. O Canaltech entrou em contato com a empresa para esclarecimentos, mas não teve retorno.
Vale a pena usar o jogo?
Não. Como se já não bastasse ser um serviço ilegal no Brasil, o Subway Money (e suas variações) apresenta um processo pouco transparente para sacar o dinheiro e não oferece muitas opções de suporte aos usuários. Apesar da propaganda na web, jogos como “tigrinho” e “aviãozinho” devem ser evitados porque nem sempre garantem o retorno financeiro.
Além disso, caso você encontre um vídeo falso que promova o jogo, também é possível denunciar a publicação pelo uso indevido de imagem. O advogado Guilherme Braguim reforça que esse tipo de situação pode ser passível de punição: “Apesar do uso em si de deepfakes não ser considerado crime, a finalidade para o qual ele é feito pode sim ser crime. O uso para criação de informações sabidamente falsas, falsidade ideológica (se passar por alguém), promoção de violência de gênero, ética, crimes contra a honra, e outros, tornam a atividade em si ilícita”, explica.
“No caso de serem publicados indevidamente nas redes sociais ou de serem expostos por influenciadores, cabe punição pela ausência de retirada do ar ou pela divulgação, como condutas criminalmente previstas no Código Penal e responsabilidade pela reparação de danos causados a terceiros”, conclui o advogado.
É possível identificar um fake com algumas dicas: normalmente, a imagem aparenta ser editada com muitos filtros, o movimento da boca da pessoa não parece natural, não existem publicações no perfil oficial da celebridade e o teor do vídeo é duvidoso.