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Planilha que expõe supostas avaliações de trabalhos de influenciadores digitais viraliza; Entenda
Por Luana de Andrade
À esquerda, Malu Borges; no centro, Gil do Vigor; à esquerda, Rafa Uccman — Foto: Reprodução/Instagram
Famosos se posicionaram após ‘exposed’. Especialistas explicam o que não pode faltar em contratos com influencers e como as duas partes podem se proteger
Uma planilha que expõe avaliações de trabalhos feitos por influenciadores digitais viralizou na última quinta-feira (23/01). O arquivo conta com relatos de pessoas que supostamente trabalharam com os famosos. A tabela conta com seis colunas principais: nome do influenciador; identificação da rede social; nota (que varia de 1, para as avaliações negativas, a 10, para as positivas); quando o trabalho foi realizado; como foi trabalhar com o influenciador; e conselhos para colegas da área.
O conteúdo da planilha expõe questões como cumprimento de prazos e orientações, relação com assessorias, comportamento do famoso e engajamento ou conversões obtidas com a parceria. Enquanto nomes como Juliette, Iza, Sabrina Sato, Jade Picon e Gil do Vigor foram elogiados no documento, outros concentram um elevado número de críticas.
Entre os mais citados nos comentários negativos está a influenciadora de moda Malu Borges, que se posicionou sobre o assunto nas redes sociais. Em vídeo publicado em sua conta secundária no TikTok (@maluborgesm2), a criadora de conteúdo afirmou que vai aproveitar as avaliações para extrair aprendizados. A publicação oficial do posicionamento soma 1,9 milhão de visualizações.
“Para mim é muito importante conseguir ter esse feedback […]. Hoje, eu como criadora de conteúdo, com certeza a minha maior dificuldade é conseguir seguir os meus feelings, a minha intuição, agradar a minha comunidade, criar um conteúdo que a minha comunidade ama e fazer esse match perfeito, cocriar com as marcas, é a maior dificuldade”, disse Malu Burges, que conta com 5,9 milhões de seguidores em sua conta principal no TikTok.
Outros influenciadores, como Alvaro (@alvxaro) e Rafa Uccman (@rafaeluccman), reagiram às avaliações nos stories do Instagram. “É super verdade isso aqui, eles me contrataram para fazer essa presença, rolou um tumulto, que é o que eles queria [sic], só que o povo não entrou dentro do estande, o povo queria ficar lá fora”, disse Uccman sobre uma crítica ao seu comportamento em um evento. Alvaro também admitiu parte das críticas, como as relativas a atrasos, e rebateu apontamentos sobre sua relação com sua equipe.
Como negociar contratos com influenciadores
Tanto para os influenciadores quanto para as empresas que contratam, independentemente do porte, firmar contratos claros é fundamental para evitar eventuais problemas. Juliana Raffo, advogada especialista em direito civil, processual civil e direito empresarial, coordenadora da área civil do Briganti Advogados, afirma que é necessário que os contratos indiquem de maneira detalhada quais são as entregas, as responsabilidades e o que compete a cada uma das partes.
“Por exemplo, se vai ser gravada uma campanha de cosméticos, quando e onde será a gravação, de quem são os custos envolvidos, quais são os horários e tempo de dedicação à gravação, e se haverá figurino específico”, aponta Raffo.
A especialista também indica detalhar a forma de remuneração e prazos de pagamento, além de especificar qual será o conteúdo produzido, incluindo a plataforma em que será publicado, o formato e se deve haver aprovação prévia do texto ou roteiro pela empresa contratante. “Cláusulas como exclusividade no setor da contratante, ou de não competição, também são de extrema relevância nesse mercado. E claro, as consequências, como multas e retenção de pagamentos em caso de descumprimento contratual devem estar devidamente acordadas”, diz.
O que fazer em caso de descumprimento dos contratos
Segundo Edgard Lemos Barbosa, advogado sócio da Barroso Advogados Associados e especialista em direito empresarial, a definição das consequências em caso de descumprimentos é o principal instrumento para que medidas legais sejam tomadas em caso de problemas com a parceria. De acordo com Barbosa, as possibilidades do contratado e do contratante dependem do tipo de contrato, mas, em geral, é possível dar entrada em uma ação para obrigar o a cumprimento do contrato, rescindir, ou pedir indenização e multa por descumprimento.
Além disso, é importante manter registros e formalizações de qualquer problema. “Ocorrendo o descumprimento do contrato, a parte inocente deve formalizar o ocorrido com mensagens de texto, e-mails, WhatsApp, entre outros, sempre comunicando a parte que descumpriu o contrato que aquela questão era de sua obrigação – por exemplo, postar o conteúdo X no dia Y – e que não ocorreu”, aponta Raffo.
No caso de redes sociais e WhatsApp, há o desafio de produzir a prova no momento exato, já que alguns conteúdos são provisórios, como os stories, por exemplo. Nesses casos, a advogada recomenda o uso de ata notarial em cartório, o que passa a dar fé pública de que aquilo, de fato, era o que se observava na tela, uma vez que foi atestado pelo cartório. Assim, a prova se torna robusta para uso no judiciário ou em negociações com a parte inadimplente.
https://revistapegn.globo.com/redes-sociais/noticia/2025/01/planilha-influenciadores-digitais.ghtml