carregando...

PORTFÓLIO

Pedido para desarquivar projeto de 20 anos sobre mercado de seguros teve apoio do setor

13 de março, 2023

Tema foi aprovado na Câmara em 2017, mas acabou arquivado em 2022

12.mar.2023

O pedido de desarquivamento no Senado do projeto sobre o mercado de seguros, que tramita no Congresso há cerca de 20 anos, recebeu o apoio de representantes do setor.

O tema foi aprovado na Câmara em 2017, mas acabou arquivado em 2022. A proposta aborda obrigações e direitos de corretores, seguradoras e clientes. Os temas abrangem desde a formatação dos contratos, para dar maior transparência nas regras e nos termos usados, até o pagamento de prêmios, valores da garantia e da indenização.

Ernesto Tzirulnik, presidente da comissão de direito do seguro e resseguro da OAB-SP, e um dos idealizadores do projeto em 2004, afirma que, com a demora na tramitação, outros países saíram na frente, como Portugal, Chile, Peru e Alemanha, que já têm suas leis especiais de contrato de seguros valendo desde o final dos anos 2000.

“O Brasil é um dos últimos a ter sua lei especial de contrato de seguros, apesar de ter sido um dos primeiros a elaborar um projeto”, disse Tzirulnik.

A Fenacor (Federação Nacional dos Corretores de Seguro) também apoia a retomada do texto. Armando Vergilio, presidente da entidade, foi deputado federal e chegou a atuar como relator do projeto na Câmara.

“O texto final aprovado na Câmara e que seguiu para o Senado é fruto do amplo debate, do entendimento e, por fim, do consenso construído e estabelecido entre as partes”, disse Vergilio.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

(Foto: Roque de Sá/Agência Senado)

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painelsa/2023/03/pedido-para-desarquivar-projeto-de-20-anos-sobre-mercado-de-seguros-teve-apoio-do-setor.shtml

Compartilhe