carregando...

PORTFÓLIO

Ex-ministros e advogados apoiam projeto que cria lei do contrato de seguro

20 de junho, 2023

Texto apresentado por José Eduardo Cardozo, ministro da Justiça de Dilma, sofre resistência de seguradoras

Por Nicholas Shores

(Foto/legenda: O ex-ministro da Justiça e ex-deputado federal José Eduardo Cardozo é autor do projeto do contrato de seguro | Crédito: Marcos Oliveira/Ag. Senado)

Um grupo de ex-ministros da Justiça, advogados e professores de Direito escreveu a Fernando Haddad, Geraldo Alckmin e Flávio Dino defendendo a aprovação do PLC 29 de 2017, que cria uma lei para reger os contratos de seguros.

A proposta sofre resistência, por outro lado, de grandes seguradoras e resseguradoras, que já procuraram o atual relator, senador Jader Barbalho (MDB-PA), para manifestar sua posição contrária.

Um dos motivos é a determinação no texto de que os seguros garantam todos os riscos do tipo de risco contratado – operacionais, industriais, de inovação tecnológica, de engenharia, petrolíferos, de responsabilidade civil, de transporte e logística.

Segundo o projeto, a seguradora é obrigada a apresentar no contrato claramente as exclusões de riscos. A ideia é impedir brechas para interpretações ambíguas das apólices que prejudiquem o segurado e seu direito à cobertura.

Dúvidas passariam a ser resolvidas em favor dos segurados e beneficiários.

De autoria de José Eduardo Cardozo, o projeto tem apoio de Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto e Miguel Reale Júnior, também ex-ministros da Justiça, e do advogado Ernesto Tzirulnik, presidente do Instituto Brasileiro de Direito do Seguro.

Também ganhou o endosso do presidente do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa, Walfrido Warde.

https://veja.abril.com.br/coluna/radar/ex-ministros-e-advogados-apoiam-projeto-que-cria-lei-do-contrato-de-seguro/

Compartilhe