carregando...

PORTFÓLIO

Entrevista de emprego: o que os candidatos devem fazer para evitar cair em golpes

13 de julho, 2023

Por Anaísa Catucci, g1

(Foto: Reprodução/TV Globo)

Para quatro mulheres em Recife (PE), o medo de participar de um processo seletivo para um trabalho foi além daquele receio natural de não saber responder às perguntas ou receber um feedback negativo. Elas denunciaram ter sido estupradas durante a entrevista de emprego. O suspeito foi preso.

As vítimas se inscreveram para uma vaga de “agente de proteção” em uma prestadora de serviços terceirizada que opera no aeroporto da cidade. Elas relataram à polícia que, no momento da entrevista, o recrutador tocou nas partes íntimas delas, ao dizer que faria uma revista.

Anúncios de vagas de trabalho e entrevistas têm sido utilizados por criminosos para disfarçar crimes. Especialistas ouvidos pelo g1 e a Polícia Civil alertam sobre os principais cuidados na hora de buscar uma oportunidade de emprego.

legislação trabalhista proíbe ações discriminatórias e de assédio que limitem o acesso de trabalhadores ao emprego, como a realização de revistas íntimas, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Como atuam os golpistas

Os golpistas atacam alvos identificados como vulneráveis e que estão com fragilidade financeira — por exemplo, pessoas que perderam o emprego recentemente ou que desconhecem as práticas dos recursos humanos, explica a advogada Amanda Bento, da LBS Advogadas e Advogados.

“No momento de desespero para retornar ao mercado de trabalho, o candidato acaba não se atentando para os sinais de alerta de uma vaga falsa […], e isso o leva a tolerar atitudes na esperança de obter a vaga.”

O crescimento do golpe envolvendo ofertas de trabalho está atrelado ao momento econômico e à alta taxa de desemprego, principalmente envolvendo as mulheres, de acordo com Amanda.

“Muitas vezes são mulheres provedoras do lar, mães solteiras, enfim, que se encontram em momentos de vida difíceis e necessitam urgentemente de fonte de renda”, disse a advogada.

Sinais de alerta e orientações

  • 📝 AO FAZER O CADASTRO: evite se candidatar e enviar currículos com dados pessoais para vagas expostas em grupos de redes sociais, principalmente aquelas anunciadas como “urgentes”. Dê preferência a sites de empregos reconhecidos e aos das próprias empresas.
  • 📱 BUSCAS DE VAGAS: geralmente os anúncios de vagas divulgam a área de atuação, além das competências técnicas e de comportamento que os candidatos devem ter para ocupar a vaga.
  • 🤑 BOM DEMAIS PRA SER VERDADE: desconfie de salários absurdos, taxas para participar da seleção ou benefícios muito altos, incompatíveis com a função e com a carga horária.
  • ☎️ LIGAÇÃO: confirme a entrevista ligando para o setor de recursos humanos da empresa, agência de trabalho ou canais de atendimento (SAC).
  • 🔎 BUSCAS NA INTERNET: é possível identificar se a empresa e recrutadores são idôneos ou não. Para isso, é possível verificar as informações no Google, LinkedIn e Glassdoor.
  • 💵 NUNCA ENVIE DINHEIRO OU COMPARTILHE DADOS BANCÁRIOS: jamais pague qualquer valor para participar de processos seletivos, como cursos ou compra de apostilas para a vaga.
  • 🙋🏻‍♂ COMO CHEGOU ATÉ O MEU CURRÍCULO? Mesmo que a vaga seja confidencial, o recrutador deve fornecer informações de como encontrou o seu perfil. Geralmente, são os interessados que mandam currículos às empresas ou são indicados por outras pessoas conhecidas. Por isso, não faz sentido receber contato e ser selecionado para algo que não se inscreveu.
  • 📎 CONTATOS ENTRE EMPRESA E CANDIDATO: observe se existe um endereço de e-mail com domínio da empresa durante as abordagens para ocupar a vaga. Se os contatos forem realizados por meio do WhatsApp, confira se existe uma foto no perfil (se é uma foto pessoal ou uma foto da empresa) e até mesmo a forma de comunicação utilizada no processo. A entrevista de emprego precisa ter uma certa formalidade. Portanto, desconfie de uma linguagem muito informal.
  • ⚖️ BUSCA JURÍDICA: pesquise se a empresa possui processos trabalhistas. Em geral, não é normal empresas de médio e pequeno porte possuírem muitos processos. Isso já é um alerta de que pode haver algum tipo de irregularidade diante do tratamento da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
  • 🗄️ CHECAGEM DE CNPJ E NOME DA EMPRESA: verifique também o nome da empresa que se diz interessada em você. Toda instituição precisa ter um cadastro ativo e no mesmo endereço de atuação. É possível fazer essa consulta no site da Receita Federal.
  • 🏢 ONDE FICA A EMPRESA? ao receber o endereço onde será a seleção, busque no Google Maps as imagens do local para verificar se o endereço corresponde a um prédio ou loja, e não a um imóvel que não tenha a ver (como um posto de gasolina, hotel, etc).
  • 📍LOCAL DA ENTREVISTA: se a entrevista for agendada fora das instalações da empresa, procure marcar em um local público e movimentado, como restaurantes, cafés ou coworkings.
  • ✔️ DURANTE A ENTREVISTA: diversos aplicativos têm recursos que permitem compartilhar sua localização com pessoas de sua escolha. Não tenha medo de ir embora se não se sentir bem e tenha um plano para isso, caso necessário.
  • 🚪 PORTAS FECHADAS: sob o ponto de vista de boas práticas, as empresas não devem permitir que entrevistas sejam feitas por um recrutador sozinho na sala.
  • 🤝🏻 COMPANHIA: tente ir acompanhado de conhecidos ou parentes, principalmente se ocorrer a insistência para que ocorra em um local incompatível com a empresa e a vaga ofertada, como um quarto de hotel. Na impossibilidade, é importante avisá-los sobre a entrevista.
  • ❌ ATITUDES SUSPEITAS: o candidato deve ficar atento a ações “fora do usual” por parte do recrutador. Sob qualquer hipótese, ele pode solicitar que o candidato abra sua bolsa ou entregue o celular, peça para a pessoa se despir ou tocar alguma parte do seu corpo.

Como denunciar

🤬 Se ficar desconfortável, vá embora: se você não se sentir em segurança, peça ajuda ou ligue para autoridades policiais (190). Além disso, é possível relatar o caso no MTE pelo canal: denuncia.sit@mte.gov.br.

Para fazer a lista, o g1 ouviu os advogados: Marcel Zangiácomo, do Galvão Villani, Navarro, Zangiácomo e Bardella Advogados; Amanda Bento, da LBS Advogadas e Advogados; Fernando Peluso, do Peluso, Stupp e Guaritá Advogados; Dani Matos, responsável pela RHLovers Escola e Mentoria de RH; Maria Helena Autuori, do Autuori Burmann Sociedade de Advogados. Também conversou com Lucas Toledo, consultor em recrutamento e seleção na PageGroup.

https://g1.globo.com/trabalho-e-carreira/noticia/2023/07/13/entrevista-de-emprego-o-que-os-candidatos-devem-fazer-para-evitar-cair-em-golpes.ghtml

Compartilhe