carregando...

PORTFÓLIO

Idosos são alvos frequentes de fraudes financeiras, diz estudo

26 de dezembro, 2025

Pesquisas indicam que aposentados são as principais vítimas de estelionato no Brasil

Do R7

Idosos estão entre as principais vítimas de estelionato no Brasil, conforme levantamento da RECORD. Maria Hilda, de 78 anos, teve 11 empréstimos indevidos em seu nome desde 2016. Ela vive com um salário mínimo e a pensão do marido falecido, mas enfrentou dificuldades financeiras não esperadas.

A fraude foi descoberta por sua nora Marcia, que identificou empréstimos não solicitados ao examinar o extrato bancário. Atualmente, nove desses empréstimos são descontados de sua aposentadoria. Em 2021, um empréstimo de R$32 mil foi registrado sem que a família visse o dinheiro.

Segundo a advogada da família, o banco é responsável, pois liberou valores para contas desconhecidas utilizando assinaturas digitais. A pouca familiaridade dos idosos com tecnologia e o medo de perderem benefícios os deixa vulneráveis a esses golpes.

O levantamento da RECORD indica mais de 195 mil casos de estelionato desde outubro do ano passado, afetando especialmente idosos e aposentados. Especialistas recomendam o monitoramento das finanças dos idosos, evitando o compartilhamento de informações pessoais para reduzir riscos de fraudes.

Para falar sobre o assunto, a TV Record entrevistou o advogado Angelo Paschoini.

https://record.r7.com/fala-brasil/cai-no-golpe/video/cai-no-golpe-idosos-sao-alvos-frequentes-de-fraudes-financeiras-diz-estudo-24122025/

Compartilhe