PORTFÓLIO
Posso votar com a carteira de trabalho?
Saiba os documentos aceitos e quando serão as eleições
Por Vincenzo Calcopietro, para o Valor — São Paulo
A Justiça Eleitoral exige a apresentação de documento oficial com foto para votar, podendo ser a carteira de trabalho, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A carteira de trabalho pode estar, inclusive, fora da validade. Veja abaixo a lista de documentos aceitos:
- Carteira de identidade (RG);
- Identidade social (no caso de pessoas transexuais e travestis);
- Passaporte;
- Certificado de reservista (para homens que prestaram serviços militares na reserva);
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Carteira de trabalho (ou de categoria profissional reconhecida por lei);
- Aplicativo e-Título (opção exclusiva para quem
O mais importante é que o documento, independente de qual for, esteja com as informações legíveis, principalmente a foto, explica Paula Bernardelli, membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB de São Paulo.
“A partir da foto no documento, o mesário poderá conferir se a pessoa que está votando é a mesma pessoa na certidão, evitando fraudes. Mas o documento precisa ser oficial, uma carteira de estudante, por exemplo, não serviria”, afirma.
Posso votar apenas com o título de eleitor?
O título de eleitor não é aceito para votar. Mesmo com ele em mãos o votante deve apresentar um documento oficial com foto para o mesário, de acordo com o TSE.
O título funciona como um comprovante de situação regular no cadastramento eleitoral do cidadão, lembra a especialista. Assim, caso o eleitor não esteja em dia com a Justiça Eleitoral, o título será suspenso ou cancelado, impedindo que ele vote.
Quando serão as eleições?
O primeiro turno das eleições de 2024 acontece no dia 06 de outubro, domingo, das 8h às 17h, segundo o horário de Brasília.
Em caso de segundo turno, a votação será realizada em 27 de outubro, no mesmo horário. Vale dizer que o segundo turno acontece, somente, em municípios com mais de 200 mil eleitores.