PORTFÓLIO

Por que a IA está desafiando o mercado de energia
O debate sobre energia e tecnologia vai pautar o Brazil – US Energy and Tech Forum 2025, evento promovido pelo Valor, O Globo e CBN, que acontece em Nova York.
Por Leopoldo Rosa — São Paulo
Você pode não saber o que é. Mas usa, com certeza. Um data center é um centro de processamento de dados, o ponto central de uma infraestrutura de tecnologia da informação. Existem diversos desses espalhados pelo mundo.
E eles consomem muita energia. Alguns estudos já dizem que 3% da energia gerada no planeta vai para essa finalidade. Nos Estados Unidos, o percentual de energia gasta nesses parques tecnológicos deve superar em breve 11.
Tiago Lobão é sócio do escritório LCFC Advogados e é conselheiro do Instituto Brasileiro de Direito de Energia. Ele diz que a revolução tecnológica deve aumentar cada vez mais a demanda por energia.
‘Com a digitalização, o treinamento dos modelos de inteligência artificial, veículos elétricos, internet das coisas, a tendência é que a gente tenha um crescimento exponencial nessa demanda por energia provocada pela revolução tecnológica’.
Só que esse uso aumentado de energia traz um desafio. Como aliar produzir mais energia e fazer a descarbonização? Esse dilema, segundo Tiago, já acontece em alguns países e mostra que a transição energética é uma discussão mais ampla do que o imaginado.
‘Quando você faz uma transição energética só pensando no ambiental, você tem problemas como teve agora o apagão na Península Ibérica e em alguns outros países da Europa’.
O debate sobre energia e tecnologia vai pautar o Brazil – US Energy and Tech Forum 2025, evento promovido pelo Valor Econômico, que acontece em Nova York nesta segunda-feira, com a presença de autoridades e especialistas.