carregando...

PORTFÓLIO

Onde acompanhar o resultado das eleições de 2024?

26 de setembro, 2024

Veja as plataformas disponíveis e quando começa a divulgação do resultado

Por Vincenzo Calcopietro, para o Valor — São Paulo

O cidadão pode acompanhar o resultado das votações de forma online, pelo sistema “Resultados” da Justiça Eleitoral. O sistema pode ser acessado pelo site oficial, ou pelo aplicativo, disponível para Android e iOS.

Nas plataformas, os eleitores poderão visualizar, em tempo real, a contagem dos votos em cada município após o encerramento da votação. Também será possível conferir os números de votos de cada candidato, além dos nulos e brancos.

O sistema existe para garantir uma maior transparência para o eleitor e o sistema eleitoral em si, explica Felipe da Costa, especialista em Direito Administrativo e Público pela PUC de Minas Gerais.

“Quanto mais pessoas puderem acompanhar e verificar o resultado, e com o site ou aplicativo isso acontece quase que instantaneamente, mais o processo eleitoral se torna transparente e seguro, ajudando a evitar fraudes”, afirma o especialista.

As eleições para prefeito e vereador acontecem no dia 6 de outubro, das 8h às 17h, segundo o horário de Brasília. Em caso de segundo turno, a escolha para prefeito será realizada no dia 27 de outubro, no mesmo horário.

A divulgação dos resultados começará depois das 17h, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O resultado de cada urna

A Justiça Eleitoral também oferece o aplicativo Boletim na Mão, disponível para Android e iOS, que permite conferir o resultado da votação de cada urnas eletrônica.

Ao fim do pleito, cada urna gera um Boletim de Urna, que contém o total de votos registrados naquela máquina. Nele, há um QR Code que pode ser escaneado através do aplicativo e conferir o resultado da eleição naquele local.

O TSE atesta, inclusive, que o Boletim na Mão não precisa de conexão com a internet para funcionar.

https://valor.globo.com/politica/eleicoes-2024/noticia/2024/09/25/onde-acompanhar-o-resultado-das-eleicoes-de-2024.ghtml

Compartilhe