carregando...

PORTFÓLIO

Meta anuncia novidades de IA para América Latina e deixa Brasil de fora

23 de julho, 2024

Empresa de Mark Zuckerberg opta por adiar lançamentos de inteligência artificial no país após ter sua política de privacidade suspensa

Caroline de Tilia

Na tarde desta terça-feira (23), Mark Zuckerberg, CEO e fundador da Meta, empresa controladora do Facebook, WhatsApp, Instagram e Threads, anunciou em seu perfil oficial no Instagram novidades para a ferramenta de IA da empresa, que será alimentada por um modelo de linguagem mais avançado, o Llama 3.1, e estará disponível pela primeira vez na América Latina. Entre os países escolhidos estão: Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru.

Por que o Brasil ficou de fora? 

O Brasil ficou de fora da lista após problemas com a justiça brasileira no início de julho, quando a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), órgão responsável por monitorar a aplicação e gestão de dados no Brasil, suspendeu, em ação inédita, a política de privacidade da Meta — permitia o uso de dados pessoais para treinar sistemas de inteligência artificial generativa.

“Devido a incertezas regulatórias locais, a IA da Meta ainda não estará disponível no Brasil. Continuaremos trabalhando em colaboração com as autoridades locais competentes para que o Brasil tenha acesso – e seja devidamente atendido – pelo mesmo nível de inovação em IA que estamos levando a outros países, inclusive na América Latina”, diz o comunicado de divulgação da Big Tech.

Em entrevista à Forbes Brasil, especialistas comentaram o caso. “A ANPD criticou a falta de transparência da Meta, a limitação dos direitos dos titulares e o risco para crianças e adolescentes”, explicou Antonielle Freitas, DPO (Data Protection Officer) do escritório Viseu Advogados. 

Marcelo Cárgano, advogado especialista em direito digital do escritório Abe Advogados, complementou: “Para a LGPD, não basta que a empresa não cause riscos, é necessário demonstrar que houve um preparou proativo para assegurar que o tratamento de dados será realizado com o máximo cuidado.”

https://forbes.com.br/forbes-tech/2024/07/meta-anuncia-novidades-de-ia-para-america-latina-e-deixa-brasil-de-fora/

Compartilhe