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Buscas por informação sobre câncer de próstata aumentam no mês de novembro; entenda a importância da campanha
Com a chegada de novembro, homens têm frequentado consultórios e pesquisado mais sobre o assunto
Gabriela Belchior
Foto: Freepik
O penúltimo mês do ano chegou e com ele uma das campanhas mais importantes da saúde: o Novembro Azul. A campanha tem como foco principal o combate ao câncer de próstata, sendo dia 17 de novembro o Dia Mundial do combate à doença. De forma geral, o mês é um alerta para a conscientização da saúde do homem.
Uma pesquisa realizada pela plataforma Google Trends revelou que nos últimos 5 anos o termo “câncer de próstata” teve um pico de buscas especificamente no mês de novembro. Com a chegada do mês, homens têm frequentado mais consultórios, hospitais e médicos urologistas e consequentemente, pesquisado mais sobre o assunto.
O câncer de próstata ainda é um tabu para muitos homens, seja prevenção, tratamento ou a doença em si. Segundo o médico urologista do Hospital das Clínicas da USP Alexandre Iscaife, os homens apresentam uma resistência maior do que as mulheres em relação à procura espontânea por ajuda médica.
“Eles procuram tardiamente quando já têm sintomas ou são levados pelas mulheres” explica Alexandre.
Segundo o médico urologista, o câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer nos homens.
Apesar da resistência, o Novembro Azul tem gerado resultados. De acordo com Alexandre, há um aumento de consultas e exames como o PSA (exame de sangue usado para rastrear problemas na próstata, principalmente o câncer, além de outras condições) em seu consultório.
“O mês busca incentivar uma atenção maior com a saúde do homem de uma forma global, alertando para os sintomas de perigo da parte urinária e genital, estimulando dieta saudável e atividade física.”
Alexandre ainda ressalta a importância do papel das mídias no auxílio da campanha.
“Com as campanhas nas diversas plataformas de mídias, os homens podem entender que necessitam estar alertas e procurarem ajuda se necessário for.”
    




