PORTFÓLIO

Aumento dos casos de sequestros-relâmpago assusta brasileiros de todas as regiões
Crescimento dos sequestros levanta preocupações de segurança no estado
Hoje em Dia|Do R7
Dados da Secretaria de Segurança Pública mostram que o estado de São Paulo registrou um aumento de 40% nos casos de sequestros-relâmpago ao longo de 2025. Esse crime também ocorreu em diferentes regiões do Brasil nas primeiras semanas deste ano. Especialistas destacam que distrações das vítimas, como uso do celular ao entrar e sair do carro, são oportunidades para criminosos.
Os cativeiros utilizados pelos sequestradores podem ser desde áreas em comunidades até locais isolados na mata. Em Florianópolis, Santa Catarina, três jovens paulistas foram mantidos reféns no início de janeiro. Quando a polícia foi acionada, os sequestradores moveram as vítimas para uma área mais remota antes de serem presos.
No Rio de Janeiro, um caso envolveu uma mulher e um homem abordados por assaltantes encapuzados enquanto entravam no carro. A mulher resistiu, mas foi forçada a entrar no veículo usado pelo grupo.
Em São Paulo, casos semelhantes têm ocorrido em estacionamentos de supermercados, onde a desatenção das pessoas se torna um fator de risco. Carros mais chamativos são alvos preferidos pelos criminosos. A população está assustada e busca formas de aumentar sua segurança, especialmente em locais movimentados e teoricamente seguros.
O programa “Hoje em Dia”, da TV Record, entrevistou a criminalista Ana Krasovic para comentar o assunto.





