PORTFÓLIO

Haddad: Lei mostra que o Brasil é capaz de construir consensos
Beatriz Gabriele, da Redação
KEY POINTS
- O ministro Fernando Haddad participou do 10º Congresso Internacional de Direito de Seguro no Theatro Municipal de São Paulo.
- O evento celebrou a aprovação da nova Lei de Contrato de Seguro, sancionada em 2024 após 21 anos de debates.
- Haddad destacou que a lei mostra que “o Brasil é capaz de construir consensos” e homenageou nomes como Sebastião Salgado e Judith Martins-Costa.
Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC
O ministro da Fazenda Fernando Haddad participou na noite deste sábado (18) do 10° Congresso Internacional de Direito de Seguro no Theatro Municipal em São Paulo.
O evento celebrou a aprovação da nova Lei de Contrato de Seguro entre os dias 16 e 18 deste mês.
Após mais de duas décadas de debate, a nova Lei foi aprovada de maneira unânime na Câmara e no Senado e sancionada sem vetos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 10 de dezembro de 2024. Ela vai passar a vigorar em dezembro de 2025.
Ernesto Tzirulnik, presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Seguro (IBDS) afirmou que esse resultado é a demonstração de muitos debates, trazendo segurança jurídica para o Brasil. “Foram 21 anos de luta”, relembrou.
Na presença de autoridades, foi exibido um documentário inédito sobre a Lei. Com entrevistas exclusivas, incluindo o ex-deputado federal e ex-ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o próprio ministro da fazenda e Ernesto Tzirulnik, o documentário conta como foi construída a negociação nesses mais de 20 anos.
O fotógrafo Sebastião Salgado (1944-2025) e a professora e jurista Judith Martins-Costa foram homenageados no evento.
Ao pisar no palco com aplausos, o ministro Haddad enalteceu a lei e afirmou que ela demostra que “o Brasil é capaz de construir consensos” Além disso, reforçou a importância da sua equipe, enfatizando o trabalho do secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Marcos Pinto.
O Congresso ocorreu entre os dias 16 e 18 deste mês e contou com um show do cantor Paulinho da Viola no fim da noite.
https://timesbrasil.com.br/brasil/haddad-lei-mostra-que-o-brasil-e-capaz-de-construir-consensos/





