carregando...

PORTFÓLIO

Trend Polaroid: veja como criar a sua foto com famosos e entes queridos usando IA

25 de setembro, 2025

Inteligência artificial do Google viraliza com fotos Polaroid; aprenda como usar

Fotos: Reprodução/ Redes Sociais

Por Gabriela Belchior

Uma nova trend viralizou na internet em que pessoas aparecem ao lado de famosos, entes queridos que já se foram ou até mesmo com a sua versão mais nova, em fotos no estilo polaroid.

Pode parecer inusitado, mas a inteligência artificial chama a atenção pelo realismo utilizado nas imagens e oportunidade de estar perto de alguém que você dificilmente estaria ao lado, ou alguém que já se foi. A ferramenta usada para a criação digital é a inteligência artificial do Google, o Gemini.

Confira como criar a foto usando IA:

1. Acesse o Gemini, pelo navegador ou baixe o aplicativo;

2. Escolha imagens em boa resolução: selecione uma sua e outra da pessoa desejada. Clique em “+” ou “Enviar arquivos” e selecione as duas fotos;

3. Use o seguinte prompt (comando): “Crie uma imagem tirada com uma câmera Polaroid. A foto deve ter o formato quadrado, parecer uma foto normal, sem um objeto ou propriedade clara. A foto deve ter um leve desfoque e uma fonte de luz consistente, como um flash em um quarto escuro, espalhada por toda a foto. Não altere os rostos ou sorrisos, e faça com que se abracem. Substitua o fundo por uma cortina branca.”

Se desejar algo diferente (fundo, ambiente, abraço, mãos dadas, etc), é possível alterar os comandos como preferir.

Posso gerar foto com famosos?

Apesar da brincadeira ser divertida, a DPO (Data Protection Officer) do Viseu Advogados, Antonielle Freitas, alerta que a proteção de dados é um fator que precisa ser considerado.

Isto porque imagens identificáveis de pessoas são consideradas como “dados pessoais” pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e a criação, edição, armazenamento e publicação dessas mídias requer consentimento.

A LGPD não se aplica ao tratamento realizado por pessoa natural para fins exclusivamente pessoais e não econômicos. No entanto, a advogada explica que essa exceção não vale quando a imagem é tornada pública, compartilhada fora do círculo íntimo ou processada por serviços de terceiros – caso dos famosos.

“Para figuras públicas (celebridades, políticos) há menor expectativa de privacidade quanto a atos públicos, mas o direito à imagem e à honra continua existindo; uso comercial sem autorização, ou representações que causem dano (difamação, exposição vexatória, falsa autoria de atos ilícitos etc.) seguem sendo passíveis de ação judicial”, destaca Antonielle.

Nas redes sociais, usuários compartilharam o resultado de suas criações:

https://sbtnews.sbt.com.br/noticia/tecnologia/trend-polaroid-veja-como-criar-a-sua-foto-com-famosos-e-entes-queridos-usando-ia

Compartilhe